sábado, 3 de abril de 2010

Partir pro plano B e fazê-lo dar certo!

Olá a todos...
Feriado, coisa boa, mas o que fazer em uma cidade sem muitas opções?? Bom resolvi assistir um filme. O Escolhido foi Mr Holland - adorável professor (Mr Holland opus), de 1995. Duas coisas me atraíram neste filme: o fato de falar de professor e de música! Uma olhada na capa e no título e este já estava na minha sacola de volta pra casa.
Bom, o filme é excelente (assistam)! É uma história rica, várias histórias dentro de uma maior (a de MR Holland), mas o que quero falar é outra coisa...
A vida é feita de escolhas, todos sabemos disso, mas a maioria não compreende de fato o que isto significa. Significa que você é o único responsável por sua vida dar certo ou não (isto dá assunto para inúmeros outros posts). Mas o que isto tem a ver com o filme?
Mr Holland, como todos os seres humanos, teve que fazer escolhas na vida, estas podem ser aparentemente pequenas, mas são extremamente significativas. Resumidamente: Formar uma família requer dinheiro, então o Sr Glen Holland é "obrigado" a dar aula de música em uma escola, quando na verdade o que queria era compor suas músicas. Esta aí sua escolha! (uma das).
A mensagem que o filme trouxe, para mim, foi a seguinte: Esta pode não ter sido a melhor escolha, se ele tivesse seguido a carreira de compositor, ou de músico de estúdio, ou qualquer outra coisa, sua vida teria sido seu sonho, mas não, foi diferente. Foi melhor! Aquele que não gostava de lecionar, passou 30 anos na escola, e isto se tornou sua vida. Como foi dito no próprio filme, cada aluno que teve sua vida mudada por esse professor, cada aluno seu, foi uma nota de sua sinfonia, e no fim das contas ele compôs o tema da sua própria vida. E que belo tema!
Então, meus queridos, perdoem-me o tom de auto-ajuda, mas é isso que tenho pra falar hoje: Escolham sabiamente, e façam com que cada escolha se torne a melhor. Assumam a batuta de suas vidas e toquem, componham suas sinfonias! Porque eu estou compondo a minha.

PS: Como eu disse a história do filme é riquíssima (vale a pena assistir), o filho de Mr Holland nasceu surdo, e um dos momentos mais emocionantes do filme é o pai cantando e regendo especialmente para o filho. Não é esta cena que vou deixar aqui, mas uma da série (logo, americana) Glee (don't stop believing...). E uma frase de Arthur da Távola, falecido senador brasileiro amante de música clássica: "Música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão."

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário