terça-feira, 27 de julho de 2010

O primeiro passo para a frustração

Férias acabando e comecei a pensar sobre o que fiz, ou seja, comecei a fazer um balanço sobre minhas férias. (Antes que você desista de ler, eu NÃO vou falar sobre elas!)
Enquanto ainda estava atolado de coisas para fazer e estudar no fim do semestre, tinha muitos planos para estas férias, mas agora, com elas acabando, vejo que não fiz quase nenhum deles. Isto me traz de volta a uma velha idéia, a de que a expectativa é o primeiro passo para a frustração.

Se é para o futuro, criamos expectativas. É quase impossível escapar disto. Primeiro dia de aula, ou no trabalho, as férias que se aproximam, uma viagem, um relacionamento... enfim, sempre imaginamos coisas e fazemos planos para aquio que ainda não é, a diferença é se estas expectativas são, digamos, pequenas ou grandes, mas elas estão lá.

Eu particularmente sou contra elas, mas também não escapo. Quando algo se aproxima, penso que é melhor encarar de cara limpa, pois você não se frustrará se não espera nada daquilo. Mas se, ao contrário, você coloca o futuro (seja lá o que for) em uma caixa com laços e fitas, há uma possibilidade de que esta caixa se torne como a de Pandora e liberte males, dentre eles, a frustração. E convenhamos, não a coisa pior que frustrar-se!

O truque é que temos que aprender a apreciar as coisas simplesmente por como elas são, e nem tanto por como gostariamos que fossem.

Mesmo isso não tendo graça nenhuma.

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto e concordo plenamente com vc. Tudo seria mais aceitavel sem as expectativas :/ rs
    Mas todos estamos sujeitos fazer oq
    rs

    bye

    ResponderExcluir
  2. Eh mano max, eu sei bem como é isso, pra mim, acredito que seja impossível não imaginar, mesmo que por uma vez, como algo que está por vir vai acontecer..

    Foda...

    minhas férias tbm foram frustrantes em alguns sentidos

    ResponderExcluir