domingo, 28 de fevereiro de 2010

Visão piadística - um pouco de filosofia barata

"No fim tudo dá certo, se não deu certo, é porque ainda não chegou o fim!"
Que a Scarlett Johansson não seja minha esposa se você nunca ouviu essa célebre frase antes. É só uma pessoa se encontrar na pior, no fundo do poço e/ou na fossa que um bem intencionado amigo, na maior vontade de consolá-la, se aproxima e cheio de sabedoria diz estas palavras. Bom, minha intenção não é criticar as intenções (e ações) do consolador e consolado - pelo menos não hoje. O que quero é falar (escrever) sobre esta frase.

As pessoas realmente se consolam com isto, e isto se deve, na minha humilde opinião, a nossa visão piadística das coisas e da vida. Mais uma vez coloco o amor de Scarlett por mim se ninguém nunca ouviu uma piada. Para refrescar a memória, aí vai uma:
"Um velho senta-se num banco no ônibus, bem em frente a um Punk de cabelos compridos, com mechas verdes, azuis, rosa e vermelhas.
O velho fica olhando para o Punk e o Punk olhando para o velho.
O Punk vai ficando invocado, até que então pergunta ao velho:
- O quê foi vovô? Nunca fez nada diferente quando era jovem
O velho responde
- Sim, eu fiz. Quando era jovem, fiz sexo com uma Arara, e estou aqui pensando: "Será que este FDP é meu filho?"

Analisemos a piada - todas elas. A graça da piada se revela na última frase, no último instante, no fim. Se parássemos a piada no 3/4 ela não faria sentido algum, além de todos te acharem extremamente sem graça.

Aí está a visão piadística da vida: as coisas só são realmente boas se tem um bom fim. Um filme ou um livro só é bom de verdade se o fim for melhor que toda a trama, acho que é por isso que gostamos tanto de novelas - os filmes gigantes que o público escreve.
Aquele que discorda que atire a primeira barra de chocolate branco (ou apenas deixe um comentário!)
Essa semana, por exemplo, assisti com meu pai o filme "A última fortaleza", um filme excelente (assistam!), porém, no fim, meu pai decepcionou-se: "uhm, o final poderia ser melhor!". Bom, o final pode não ter sido o esperado, mas não diminuiu, de maneira alguma, a beleza do filme como um todo - Aí está a beleza. Imaginem se a branca de neve tivesse agradecido o beijo do príncipe encantado, e eles não tivessem sido felizes para sempre, tivessem sido apenas bons amigos...

Por fim, gostaria de dizer: Morte a visão piadística! Saibamos apreciar a vida como um quadro, de Renoir, de preferência (minha): sem começo nem final, apenas uma bela imagem estática. Se o texto é bem escrito, se o filme é bem filmado, com uma boa atriz (não citarei nenhuma, hehe) então que o fim seja apenas o desfecho.

Um comentário:

  1. De acordo com minha visão sempre otimista, façamos os dois, apreciemos o presente como uma bela pintura, mas, sem perder o desejo de um grande final..huahuahua
    pri

    ResponderExcluir